Chegou o momento de escolher uma profissão e você ainda não sabe qual optar? O advogado Francisco de Assis e Silva JBS, acredita que a área do Direito ainda é uma das mais promissoras do mercado de trabalho que, como sabemos, anda bastante instável. Então, se você se interessa pelo assunto e deseja saber mais, continue lendo este artigo e tire suas dúvidas!
Afinal, o que é a área do Direito?
No momento de escolher uma profissão, é de suma importância que você entenda os setores da sociedade pelos quais essa área é responsável. Nesse sentido, de acordo com o Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, o Direito é uma área da ciência que tem como objetivo garantir o cumprimento de normas jurídicas da sociedade. Sendo assim, é possível perceber que estamos falando de uma área bastante abrangente.
Quais são as possíveis carreiras para quem ingressa na área?
Como dito anteriormente, estamos falando de uma área bastante ampla, logo, o profissional desse setor pode atuar de diversas maneiras. O Dr. Francisco de Assis e Silva JBS destaca como principais segmentos o direito trabalhista, o direito civil, o direito tributário, o direito ambiental e o direito empresarial. Além disso, é possível escolher atuar no setor público ou no setor privado.
Como funciona a faculdade de Direito?
No Brasil existem diversas universidades que oferecem o curso de Direito. O Dr. Francisco de Assis e Silva JBS explica que se trata de um curso de bacharelado, que costuma ter a duração de 5 anos até a formação. Após isso, é necessário realizar o exame da OAB, a Ordem dos Advogados do Brasil, para poder exercer a profissão de maneira legal, conforme a lei.
Como ingressar na faculdade de Direito?
Como já citado, existem diversas universidades espalhadas por todo o país que oferecem o curso de Direito. Se você deseja entrar em uma universidade pública, é necessário realizar a prova do ENEM, que acontece todos os anos, a fim de conseguir uma vaga através do Sisu. Ainda sobre as universidades públicas, algumas delas também oferecem provas próprias, como é o caso da Universidade de São Paulo, que todos os anos aplica a FUVEST.
Entretanto, se você deseja entrar em uma faculdade privada, o caminho também é parecido. Também é possível conseguir bolsas de desconto através da realização do ENEM na aplicação da nota pelo ProUni, além de conseguir um financiamento através do programa FIES, criado pelo Governo Federal. Algumas faculdades como a PUC e o Mackenzie, também aplicam provas próprias para o ingresso de novos alunos.
Vale a pena cursar Direito?
O Dr. Francisco de Assis e Silva JBS explica que, com as inconstâncias do mercado de trabalho, cursar Direito salta os olhos da maneira dos estudantes, pois se trata de uma área que possui uma alta demanda constante. Sendo assim, o caminho para se estabilizar no mercado de trabalho se torna mais fácil, e você consegue transitar por diferentes nichos profissionais.
Se esse é o seu desejo, comece os estudos e se torne mais um advogado de sucesso!