Conhecer a saúde feminina é primordial para que se saiba caminhos que devem ser seguidos para manter o corpo em dia. De acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, a menopausa é um fator que aterroriza muitas mulheres, mas, cuidando da maneira correta, é possível conviver bem com esse fator. Então, para saber mais, continue lendo este artigo e tire suas dúvidas!
Afinal, o que é a menopausa?
Em primeiro lugar, é importante entender o que de fato é a menopausa. Nesse sentido, de acordo com o Dr. Orcione Guimarães Júnior, a menopausa é o fim da fertilidade da mulher, marcado pela sua sua última menstruação. De maneira geral, acontece entre os 45 e 55 anos de idade. Assim, os últimos óvulos são eliminados de forma natural pelo corpo da mulher.
Ainda vale a pena lembrar que antes de entrar na menopausa de fato, a mulher passa por um período conhecido como climatério. Segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, esse é um momento bastante conturbado, pois se trata de uma fase onde o período hormonal se mostra bastante caótico e complicado, podendo se estender até a pós-menopausa, causando momentos de desconforto.
Quais são os sintomas da menopausa?
Como dito anteriormente, a menopausa é marcada pelo fim da menstruação. Entretanto, segundo o Dr. Orcione Guimarães Júnior, alguns outros sintomas também estão ligados a esse momento como, por exemplo, ondas de calor, cansaço frequente, alteração no humor, dificuldade para dormir, quedas de cabelo, diminuição da libido, desconforto nas relações sexuais e muitos outros. Por esse motivo, ao perceber qualquer um desses sintomas, é interessante ficar atenta.
Existe menopausa precoce?
Segundo o Dr. Orcione Guimarães Júnior, é muito mais comum que as mulheres entrem na fase do climatério após os 40 anos de idade. Porém, é bem possível que algumas jovens passem por esse período muito antes, o que é chamado de menopausa precoce. Sendo assim, esse cenário pode ocorrer por problemas genéticos, doenças autoimunes, infecções virais, quimioterapia e radioterapia.
Entretanto, muitas mulheres desconhecem esse quadro pois, por serem mais jovens, acabam confundindo os sintomas da menopausa com os sintomas da TPM. Sendo assim, de acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, muitas mulheres só descobrem ao tentarem engravidar. Isso reforça o fato de ser necessário ter sempre um acompanhamento médico, principalmente após o início da vida sexual.
Como tratar a menopausa?
O Dr. Orcione Guimarães Júnior ressalta que a menopausa não é uma doença, mas sim, uma condição natural da vida da mulher. Mas, isso não muda o fato de que os sintomas podem interferir no seu dia a dia, por isso, buscar um médico de confiança pode ser interessante para entender o melhor caminho para deixar a situação o mais confortável possível, principalmente através de reposição hormonal.